Reportagem publicada no Estadão

São Paulo ganha nova edição impressa do ‘Guia Pet Friendly’ com dicas de locais para visitar com pets, capacitação para estabelecimentos e orientações para tutores conscientes.

 

Durante o mês de fevereiro, cerca de 200 estabelecimentos comerciais da cidade de SP terão acesso gratuito ao curso da “Universidade Pet Friendly”, plataforma de capacitação do Guia Pet Friendly, que em 13 de fevereiro de 2026 comemora 11 anos de trajetória no mundo pet friendly. 

Simultaneamente, o livro ‘Guia Pet Friendly São Paulo’ está sendo produzido em parceria com a Prefeitura de São Paulo, via Secretaria Municipal de Turismo, e com o apoio da Mars Petcare e seu inspirador programa ‘Melhores Cidades para os Pets’

Essa será a segunda edição da obra. A primeira, lançada em 2024, teve apenas versão online; esta, além da versão digital, também será impressa. O livro de dicas pet friendly trará como fio condutor as histórias da Ella, que estampa as páginas mostrando que visitou os locais indicados. Para quem não sabe, a sharpei Ella esteve ao meu lado por 10 anos e inspirou minha trajetória profissional no mundo pet friendly com seu comportamento exemplar. 

O leitor também encontrará novos locais indicados pelos próprios leitores e seguidores do GPF. O livro reúne, assim, recordações da Ella, dicas de passeios com pets, orientações de conduta para tutores e conselhos valiosos para que os estabelecimentos ofereçam experiências pet friendly de qualidade e conquistem a fidelidade dos clientes.

 

Capacitação pet friendly

A capacitação ocorrerá ao longo de fevereiro por meio de curso online e encontros virtuais com pequenos grupos, finalizando com dois webinars no início de março. Os cursos são divididos entre Hospedagem e Gastronomia. Eles têm 10 módulos com vídeos de 5 a 10 minutos de duração. O conteúdo é objetivo, prático e fácil de entender. O acesso acontece pelo site da Universidade Pet Friendly. Usuário e senha serão cadastrados para os locais previamente selecionados e visitados por mim e pela Ella, indicados pelos tutores e caso seu estabelecimento queira fazer parte, preencha este formulário.

Além disso, nas páginas do livro vou indicar como os locais devem receber os pets, treinar suas equipes, cuidar do bem-estar animal e evitar erros comuns. Portanto, a capacitação continua ao longo da leitura.

Quero difundir, cada vez mais, meus conhecimentos, ajudar os locais a serem pet friendly conscientes, encorajar os estabelecimentos que têm dúvidas sobre como aceitar pets e valorizar quem abriu as portas para os novos filhos de quatro patas. E ajudá-los a aumentar seus faturamentos com este público fiel, que faz questão de estar bem acompanhado de seus cães.

Os locais não serão certificados, pois é preciso bem mais tempo, dedicação e mudanças para ganhar um aval tão valioso. Porém, terão informações suficientes para realizar mudanças significativas e dar os primeiros passos rumo a se tornarem pet friendly profissionais.

Os estabelecimentos que engajarem, assistirem ao curso, fizerem parte dos webinars e mostrarem de fato interesse em melhorar seus serviços aos clientes com pets receberão um kit com caminha e tags de sinalização, no caso dos hotéis; e colchonetes para restaurantes. Ambos receberão também comedouros e jogos americanos educativos.

KIT PET

Os estabelecimentos que engajarem, assistirem ao curso, fizerem parte dos webinars e mostrarem de fato interesse em melhorarem seus serviços aos clientes com pets receberão um KIT com caminha e tags de sinalização no caso dos hotéis; e colchonetes para restaurantes. Ambos, comedouros e jogos americanos educativos. 

Pais de pets como fiscais

Também convido o leitor a ser fiscal dos estabelecimentos. Provoco-os dizendo que os locais receberam conhecimento suficiente para nos receberem bem; portanto, têm ferramentas suficientes para a manutenção de um ambiente equilibrado. 

O lançamento do livro será no mês de abril de 2026 e os detalhes do local estão sendo decididos e, em breve, serão divulgados. Acompanhe pelo Instagram do Guia Pet Friendly e vá preparando a guia do seu pet porque a cidade de São Paulo, cada vez mais, se prepara para receber os pets como eles merecem. 

 

Serviço

O que? Lançamento do livro “Guia Pet Friendly São Paulo” e capacitação pet friendly 

Quando? Curso online disponível entre 1 e 28 de fevereiro e webinars nos dias 2 e 3 de março às 15 horas 

 

2024
Guia Pet Friendly São Paulo: Capacitação e livro 

Ella, com todo o seu equilíbrio, no placo de lançamento do e-book "Guia Pet Friendly São Paulo".

São Paulo é um dos cases mais importantes da nossa consultoria pet friendly e, aqui, contamos sobre o trabalho realizado para a capital paulista. 

Em 2015, lançamos o primeiro livro impresso do Brasil com 40 estabelecimentos pet friendly de SP e, quase 10 anos depois, foi realmente maravilhoso entregar para a cidade de SP mais 200 dicas de onde ir com os pets. Dessa vez, com capacitação pet friendly.

O mês de maio de 2024 foi marcado pelo lançamento do e-book “Guia Pet Friendly São Paulo”, da jornalista Cris Berger, uma iniciativa inovadora apoiada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Com 200 capítulos, Cris apresenta uma seleção exclusiva de hotéis, restaurantes, shoppings, parques e passeios pet friendly para desfrutar ao lado dos pets. 

Todas as reportagens foram feitas in loco (no local) pela jornalista e escritora Cris Berger, acompanhada de sua inseparável pet, Ella.

O e-book de 2024

A Capacitação

Em paralelo ao lançamento do e-book, a Universidade Pet Friendly promoveu um programa de capacitação para os estabelecimentos participantes. Foram realizados dois webinares e oferecido acesso exclusivo aos cursos online, abordando temas essenciais para quem deseja se tornar um local pet friendly profissional.

Durante os treinamentos, Cris Berger apresentou o mercado pet friendly no Brasil, o perfil dos novos clientes (os cães) e destacou a importância da educação dos pets e da preparação das equipes dos estabelecimentos. 

Os locais citados no guia tiveram acesso a 10 módulos de cada curso, incluindo “Hospedagem” e “Comer & Beber”, com conteúdo em videoaulas. O programa foi finalizado com um webinar ao vivo para esclarecimento de dúvidas.

O Lançamento

No dia 15 de maio, aconteceu o evento oficial de lançamento do e-book, realizado no Expo Fórum, no hotel Nacional Inn Jaraguá, com a presença do Secretário de Turismo Rodolfo Marinho. Durante o evento, os estabelecimentos receberam um comprovante de participação, atestando que foram capacitados para receber pets com qualidade e segurança. 

Cris Berger: referência no mundo pet friendly

Jornalista, escritora e fotógrafa, Cris Berger é uma referência no mercado pet friendly. Todas as suas recomendações são baseadas em visitas reais, garantindo credibilidade e segurança nas indicações. Com mais de 200 reportagens publicadas e vários livros sobre roteiros de viagem e lifestyle, desde 2015 dedica-se exclusivamente ao Guia Pet Friendly.

Durante 10 anos, viajou o mundo, explorando o setor de turismo e hospitalidade. Sua imersão no universo pet friendly surgiu da vontade de incluir seus cães em experiências antes exclusivas para humanos. Observando as dificuldades enfrentadas por estabelecimentos e tutores, fundou a Universidade Pet Friendly, que oferece capacitação profissional e estratégias para criação de espaços pet friendly verdadeiramente preparados.

O impacto da Universidade Pet Friendly

Cris e Ella mostram, na prática, que é possível ter uma vida pet friendly sem restrições. Com um cão bem-educado e regras bem definidas, os locais podem receber pets sem comprometer o conforto dos demais clientes.

A Universidade Pet Friendly segue trabalhando para ampliar essa cultura, capacitando cada vez mais estabelecimentos e garantindo um mundo mais inclusivo para todos.

Se você deseja transformar seu negócio em um espaço verdadeiramente pet friendly, entre em contato pelo e-mail crisberger@guiapetfriendly.com.br e conheça os cursos e consultorias da Universidade Pet Friendly!

Na mídia

Acesse todos os canais

Acesse Guia Pet Friendly para conferir as reportagens. Confira no YouTube os treinamentos. Acompanhe nossas reportagens pelo Estadão.